IMLB - Instituto Mãos Limpas Brasil

Missão: Ser a Entidade mais ética da História do Brasil

Diretor de Redação

Mtnos Calil

Menu do Usuário

Login

"Antigamente os cartazes nas ruas com rostos de criminosos oferecia recompensas, hoje em dia pede votos...
E o pior é que o BRASILEIRO dá...

 

Durante alguns anos vamos continuar ouvindo a mesma catilinária até que apareça um novo bode expiatório da era pós-Lula.

 

 

E se não aparecer, tudo bem, Lula continuará em cartaz. Afinal até hoje ouvimos que a grande causa das desgraças do Brasil foi ter sido colonizado por Portugal, enquanto os EUA foi colonizado pela Inglaterra.

 

Qual é a função do bode expiatório? Aliviar a angústia que é descarregada no bode. Quando este efeito psicoterápico cessa se faz necessário encontrar outro bode. Ao invés de resolver problemas, o ser humano prefere achar os culpados.

 

Há sempre um culpado para tudo? Hitler, por exemplo,  não foi o responsável por milhões de mortos? Sim, mas ele subiu ao poder depois de eleito pelo povo.  

 

Bolsonaro vai resolver os graves problemas do Brasil? Claro que não, mas para os cultores do bode expiatório o que interessa é arrumar UM grande culpado. Porque um e não 2 ou 3? Porque é muito mais eficaz do ponto de vista pseudo-terapêutico concentrar o ódio do que fragmentá-lo.

 

 

Porque então não se combate as causas do problema que dão origem ao bode? Ocorre que as causas são "sistêmicas". Basta essa palavra indigesta para mostrar que as causas são invisíveis ao olho nu, exigindo lentes estratégicas que não se encontram à venda nas casas de ótica.

 

Mtnos Calil 

 

Ps. No século XXI a esquerda e a direita são faces da mesma moeda política de valor zero. 

 

 

Pin It

Logo TAYSAM Web Design 147x29