IMLB - Instituto Mãos Limpas Brasil

Missão: Ser a Entidade mais ética da História do Brasil

Diretor de Redação

Mtnos Calil

Login

 

No Brasil, um Assessor de 3º nível de um Deputado, que também tem esse título para justificar seus ganhos, mas que não passa de um "aspone" ou mero estafeta de correspondências, ganha mais que um Cientista-pesquisador da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, com muitos anos de formado, que dedica o seu tempo e a sua vida, buscando curas e vacinas para salvar vidas.

Resultado de imagem para ronaldo caiado

 

Diante do cenário de crises institucionais, política e econômica, o senador da base do governo Michel Temer, Ronaldo Caiado (DEM-GO), encontrou na antecipação das eleições a saída para o Brasil voltar a crescer. Presidenciável em 1989, Caiado defende um “gesto maior” de Temer de encaminhar ao Congresso uma emenda constitucional para que a população escolha um novo líder para os próximo quatro anos. “Não se implanta mudança em um ano e meio. Mandato tampão não resolve, é preciso antecipar as eleições”, argumentou o senador.

 

Renúncia de Temer

É preciso antecipar o processo eleitoral. Não adianta apenas conter gastos. Não sou contra o presidente, mas é hora de pensarmos em alguém que, ganhando as eleições, promova melhorias. Não adianta repetir erros do governo cassado de Dilma Rousseff.

 

Apoio popular 

É fundamental ter um gesto maior. Não é querer ser presidente. Não adianta ter poder e estar divorciado da sociedade. Isso é um falso positivo. O presidente precisa mais do apoio das ruas do que do Congresso.

 

Processo legal 
Basta o presidente encaminhar uma emenda constitucional antecipando não só a eleição presidencial de 2018, como também a de deputados e senadores. Por que arrastar a crise por mais dois anos? O desemprego só aumenta.

 

Escândalos de corrupção
O poder está nocauteado com tantas denúncias e escândalos. Não há democracia que sobreviva a políticos sem espírito público.

 

Erros do governo
O presidente tem que falar à nação, convocar cadeia de rádio e tevê, dizer o que se passa. Não pode ficar escondido, tem de ser ativo. Presidente tem que falar uma, duas vezes por semana, explicar o que vai fazer.

 

Candidato à presidência
A decisão é partidária. Não existe mais candidatura isolada. Fui candidato isolado em 1989, mas agora exige tempo de rádio e televisão, além de alianças a serem construídas. Os partidos vão apresentar seus nomes.

 

Protestos violentos 
Se as instituições perdem a credibilidade, as pessoas se arvoram no direito de não cumprir mais nada. É uma desobediência civil que está sendo instalada.

 

Reforma política
Em toda crise de credibilidade e escândalo se fala em reforma política. A arma é dizer que o problema é o sistema eleitoral. Lança-se pacote econômico para tentar encobrir o escândalo político. Isso não cola mais.

 

Mandato tampão
Qualquer pessoa que assumir o poder precisa de tempo para apresentar um plano de governo. Não se implanta mudança em um ano e meio. Mandato tampão não resolve, é preciso antecipar as eleições.

 

Oposição ao governo
Sou de partido da base aliada, mas diante de uma crise concreta, onde falta apoio popular, não dá para querer insistir com a continuidade do governo. É questão de bom senso.

 

Falhas na comunicação 
Presidencialismo não tem porta-voz. É a pessoa que fala para a população. Não adianta conversar só com deputado e senador.

 

Crise entre poderes
Os poderes estão fragilizados e se acham no direito de invadir a seara alheia. A crise é institucional, política e econômica.

 

Plebiscito para eleições
Não há necessidade, desde que haja concordância dos poderes. Antecipar as eleições por emenda constitucional demora quatro ou cinco meses. Mas, já é uma sinalização que mudanças serão implementadas.

 

Perda de credibilidade 
No sistema presidencialista, é fundamental que o presidente tenha apoio popular para enfrentar a crise. Mas o Congresso e o governo hoje não gozam de consenso junto à sociedade que nos credencie a fazer reformas diante de tantas denúncias que solapam a credibilidade dos políticos

.

Naira Trindade

 

Pin It

Logo TAYSAM Web Design 147x29

Selo Google1