IMLB - Instituto Mãos Limpas Brasil

Missão: Ser a Entidade mais ética da História do Brasil

Diretor de Redação

Mtnos Calil

Login

 

No Brasil, um Assessor de 3º nível de um Deputado, que também tem esse título para justificar seus ganhos, mas que não passa de um "aspone" ou mero estafeta de correspondências, ganha mais que um Cientista-pesquisador da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, com muitos anos de formado, que dedica o seu tempo e a sua vida, buscando curas e vacinas para salvar vidas.

Resultado de imagem para se queres conversar comigo define primeiro os termos que usarResultado de imagem para frases de Leibniz

 

Nota da redação: as frases de Leibniz e Voltaire foram selecionadas pelo site do Mãos Limpas.

 

Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) é um pensador injustiçado. Não obstante ter contribuído de forma decisiva para várias áreas da matemática, ter antecipado a relatividade do espaço e do tempo e ter tido "insights" revolucionários em vários outros campos, que vão da medicina à computação, Leibniz ficou marcado por uma ideia que não está entre as suas melhores, que é a de que vivemos no melhor dos mundos possíveis.

 

Na tentativa de responder ao problema da existência do mal num cosmo regido por um ser benevolente e onipotente, Leibniz afirmou que Deus fez todas as contas e chegou necessariamente à solução ótima. Se achamos que há problemas no presente universo, é porque não tivemos acesso aos projetos alternativos. É claro que tamanho otimismo teológico era um convite à pilhéria, que veio pela pena de Voltaire.

 

"Cândido ou o Otimismo" é um dos mais divertidos textos filosóficos jamais escritos. Voltaire não hesitou em dar uma exagerada básica nas ideias de Leibniz para ridicularizá-las e compor sua obra-prima, criando um enredo fantástico no qual o personagem central, Cândido, discípulo do dr. Pangloss ("alter ego" do filósofo alemão), tenta convencer-se de que vive no melhor dos mundos, apesar da sucessão de desgraças que o acomete. "Cândido" foi um estrondoso sucesso de público e de crítica.

 

Fiz essa longa introdução para dizer que não é preciso ser um dr. Pangloss para encontrar lances positivos no meio da crise. Um bom exemplo é a constatação de que foi a troca de escaramuças entre Legislativo e Judiciário que permitiu que o Senado finalmente aprovasse um projeto de lei que limita os supersalários de servidores, mais comuns no Judiciário do que nos outros Poderes. O texto segue para a Câmara. Em circunstâncias normais, prevaleceria o acordo tácito do "não mexa nos meus privilégios que eu não mexo nos seus". Há males que vem para o bem. 

 

Pin It

Logo TAYSAM Web Design 147x29