IMLB - Instituto Mãos Limpas Brasil

Missão: Ser a Entidade mais ética da História do Brasil

Diretor de Redação

Mtnos Calil

Login

NO BRASIL, um Diretor que é responsável pela garagem do Senado, ganha mais do que um Coronel do Exército, que comanda um Regimento de Blindados.

Cartaz exposto num mercadinho da cidade de São Paulo e fotografado em 09/08/2016

 

Concordo com a idéia de que a língua portuguesa é muito complicada.

Uma das maiores dificuldades que essa língua erudita nos impõe diz respeito à acentuação.

Há algumas palavras cujo sentido depende drasticamente do lugar em que se coloca o acento.

A foto acima é de um cartaz que eu vi hoje num mercadinho localizado na cidade de São Paulo.

Ela revela que além de todas as crises pelas quais estamos passando (inflação, desemprego, queda do

PIB, saúde, educação, infra - estrutura, crime organizado e desorganizado, etc. etc.) temos agora mais

essa crise inédita : a crise da língua portuguesa.

 

Mtnos Calil

 

Ps. Alguns acentos poderiam ser abolidos sem que isso provocasse qualquer dificuldade para a compreensão do sentido das palavras. O acento que parece ser o mais dispensável de todos é a crase que está sendo usada na frente de substantivos masculinos, sendo que ela é duplamente feminina : a+a = à, rejeitando de forma radical a masculinidade.  

Só para aprendermos a usar corretamente um único acento, a crase,  precisaríamos de algumas aulas, como revela  artigo reproduzido abaixo.

 


Cinco dicas simples sobre o uso da crase

Luana Castro Alves Perez

http://portugues.uol.com.br/gramatica/cinco-dicas-simples-sobre-uso-crase.html

 

Existem algumas dicas simples sobre o uso da crase que podem facilitar o momento da escrita, principalmente para aqueles que têm dúvidas sobre o emprego do acento grave.

 

Empregar o acento indicador de crase nem sempre é tarefa fácil. Existem algumas dicas que podem ajudar a evitar erros corriqueiros

Para começar, uma pergunta importante: Você sabe o que écrase?

Com origem na Grécia, a palavra crase significa misturaoufusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão dapreposiçãoa com oartigo femininoa e com oa do início depronomes. Sempre que houver a fusão desses elementos, o fenômeno será indicado por intermédio da presença doacento grave, também chamado deacento indicador de crase.

Para usar corretamente o acento indicador de crase, é necessário compreender as situações de uso nas quais o fenômeno está envolvido. Aprender a colocar o acento depende, sobretudo, da verificação da ocorrência simultânea de uma preposição e um artigo ou pronome. Acompanhe a seguir cinco dicas simples sobreo uso da craseque vão eliminar de vez as suas dúvidas sobre quando e como empregar o acento grave. Atenção e bons estudos!

Cinco dicas simples sobre o uso da crase:


A crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”, por isso ela não ocorre antes de substantivos masculinos

1.A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas:Essa é a regra básica para quem quer aprender mais sobre o uso da crase. Apesar de ser a mais conhecida, não é a única, mas saber que – salvo exceções – a crase não acontece antes de palavras masculinas já ajuda bastante! Caso você fique em dúvida sobre quando utilizar o acento grave, substitua a palavra feminina por uma masculina: se o “a” virar “ao”, ele receberá o acento grave. Veja só um exemplo:

As amigas foramàconfraternização de final de ano da empresa.

Substitua a palavra “confraternização” pela palavra “encontro”:

As amigas foramaoencontro de final de ano da empresa.

2. Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora: Antes delocuções indicativas de horas, empregue o acento grave. Observe:

Àstrês horas começaremos a estudar.

A partida de futebol terá inícioàs 17h.

Ele esteve aqui às8h, mas foi embora porque não te encontrou.

Mas quando as horas estiverem antecedidas das preposições para, desde e até, naturalmente o artigo não receberá o acento indicador de crase. Observe:

Ele decidiu ir embora, pois estava esperando desde as10h.

Marcaram o encontro no restaurantepara as 20h.

Fique tranquilo, eu estarei no trabalhoaté as9h.

3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. Observe os exemplos:

Às vezeschegamos mais cedo à escola.

Ele terminou a provaàs pressas, pois já passava do horário.

4. A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina: Isso acontece porque antes de palavra masculina não ocorre o artigo “a”, indicador do gênero feminino:

O pagamento das dívidas foi feitoa prazo.

Os primos foram para a fazenda andar a cavalo.

Tempere com pimenta e sala gosto.

Eles viajarama bordode uma aeronave moderna.

Marcos foia pépara o escritório.

Existe um caso em que o acento indicador de crase pode surgir antes de uma palavra masculina. Isso acontecerá quando a expressão“à moda de”estiver implícita na frase. Observe o exemplo:

Ele cantou a cançãoà Roberto Carlos. (Ele cantou a canção à moda de Roberto Carlos).

Ele fez um golàPele. (Ele fez um gol à moda de Pelé).

Ele comprou sapatosàLuís XV. (Ele comprou sapatos à moda de Luís XV).

5. Casos em que a crase é opcional:

→ Antes dos pronomes possessivos femininos minha, tua, nossa etc.:Nesses casos, o uso do artigo antes do pronome é opcional. Observe:

Eu devo satisfaçõesàminha mãe ou Eu devo satisfações a minha mãe.

→ Antes de substantivos femininos próprios:Vale lembrar que, antes de nomes próprios femininos, o uso da crase é opcional, até porque o artigo antes do nome não é obrigatório. Observe:

Carlos fez um pedido à Mariana.

Ou

Carlos fez um pedidoaMariana.

→ Depois da palavra até:Se depois da preposiçãoatéhouver uma palavra feminina que admita artigo, a crase será opcional. Observe:

Os amigos foram atéà praçaGeneral Osório.

ou

Os amigos foram atéa praça General Osório.

Ps. Alguns acentos poderiam ser abolidos sem que isso provocasse qualquer dificuldade para a compreensão do sentido das palavras. O acento que parece ser o mais dispensável de todos é a crase que está sendo usada na frente de substantivos masculinos, sendo que ela é duplamente feminina : a+a = à, rejeitando de forma radical a masculinidade.  

Só para aprendermos a usar corretamente um único acento, a crase,  precisaríamos de algumas aulas. Confira no ótimo artigo reproduzido abaixo da foto.

Pin It

Logo TAYSAM Web Design 147x29

Selo Google1