IMLB - Instituto Mãos Limpas Brasil

Missão: Ser a Entidade mais ética da História do Brasil

Diretor de Redação

Mtnos Calil

Login

 

No Brasil, um Assessor de 3º nível de um Deputado, que também tem esse título para justificar seus ganhos, mas que não passa de um "aspone" ou mero estafeta de correspondências, ganha mais que um Cientista-pesquisador da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, com muitos anos de formado, que dedica o seu tempo e a sua vida, buscando curas e vacinas para salvar vidas.

Introdução

Considerando que a corrupção é sistêmica – no Brasil e no mundo – nada mais lógico que ela esteja imbricada em qualquer governo deste apodrecido sistema político chamado eufemisticamente de “democracia”. O vírus da corrupção é o dinheiro e a humanidade dificilmente descobrirá a vacina para liquidar esse vírus que pode sim provocar a extinção de nossa espécie.

No século XX o risco de extinção de pelo menos uma grande parte dos humanos foi provocado pelo conflito entre o capitalismo e o comunismo. Já no século XXI o conflito se dará entre as nações capitalistas. No século XX a humanidade tinha no comunismo o grande inimigo a enfrentar e vencer. No século XXI, a corrupção começa a se configurar como um dos principais inimigos substitutos do comunismo.

É o que está ocorrendo no Brasil, sobretudo através  “golpe democrático” que removeu o PT do poder.  Esse “golpe” teve sim o apoio da maioria dos brasileiros, apoio este, porém, que só existiu devido à crise econômica que a D. Dilma alimentou de forma espetacular (e suicida).  É o dinheiro que controla o comportamento político das massas.  As massas não têm ideologia. A ideologia do proletariado imaginada por Lenin nunca existiu. O que move o ser humano é o prazer de viver que depende  da quantidade de dinheiro possuída. Quase todas as fontes de prazer têm que ser compradas. Há duas categorias de prazeres: os saudáveis e os corrompidos.

O capitalismo exacerbou os prazeres corrompidos transformando-os em mercadorias. A corrupção é o gene do dinheiro. O capitalismo é essencialmente corrupto mas não foi o criador da corrupção que sempre existiu. Um dos elementos chaves da corrupção é o gene (ou conjunto de genes) que moldaram o espirito competitivo do ser humano. O dinheiro é uma poderosíssima arma a serviço da competição, a qual os ingênuos liberais de boa índole, transformaram em virtude. A competição entre os humanos é de fato necessária como estratégia de sobrevivência. Porém é um MAL necessário. A “meritocracia” tão proclamada hoje, não passa de um disfarce da competição predatória. Na verdade, toda competição é predatória porque visa DERROTAR o oponente – por isso alguém inventou o jogo do “ganha-ganha”. Esse jogo nasceu morto porque se todos ganhassem, a competição desapareceria, o que só é possível através de uma cirurgia genética – a cultura racional não tem o poder de vencer a destrutividade instintiva do homem.

O que está em discussão hoje não é a competição mas sim a situação de alguns bilhões de derrotados que vivem na pobreza. A divisão da  sociedade entre ricos e pobres é uma consequência inevitável da competição financeira, a qual,  por sua vez é também inevitável. Tudo que os humanos providos de bom senso podem esperar é apenas a redução do nível de desigualdade, o que corresponde à redução do nível de corrupção.

Os EUA encontraram uma forma de mascarar a corrupção criando os lobbies que compram os congressistas americanos amparados pela lei. Não nos deve porém surpreender muito essa legalização da corrupção, já que quem faz as leis são os políticos cujo sucesso depende diretamente da sua eficácia no sentido de atender aos interesses dos grupos  que os financiam. Assim quanto mais dinheiro é aplicado nas eleições, maior é o nível da corrupção. Por isso os EUA constituem uma das nações mais corruptas – e democráticas - do planeta.  A democracia e a corrupção são os dois elementos chaves do processo de competição cuja consequência é a dominação dos derrotados levada a cabo pelos vencedores.

Mtnos Calil

Próximo capitulo: 

O papel da mídia no combate à corrupção

Pin It

Logo TAYSAM Web Design 147x29

Selo Google1