IMLB - Instituto Mãos Limpas Brasil

Missão: Ser a Entidade mais ética da História do Brasil

Diretor de Redação

Mtnos Calil

Login

NO BRASIL, um motorista do Senado, ganha mais para dirigir um automóvel, do que um Oficial da Marinha, para comandar uma fragata!

Leia a carta da Marina e participe desta pesquisa:
 
1. Qual será, na sua opinião a atitude que a Marina vai tomar em relação a esta carta?
  
a) Ela nem tomará conhecimento da carta

b) Ela condicionará a sua assinatura a mudanças por ela sugeridas no texto

c) Ela assinará a carta nos termos em que está redigida.

 2. Por que, na sua opinião ela tomará esta atitude?

cid_EE8F524286C7401F8601462128EF2187homebdaf6eec9f
A justificativa
  

EM "A REPÚBLICA", Platão conta o mito do camponês Giges que, certo dia, pastoreando suas ovelhas, encontra uma cratera aberta por violenta tempestade. Lá, ele descobre o cadáver de um homem, com um anel no dedo. Pega o anel e o coloca no próprio dedo. E, para sua surpresa, percebe que a joia lhe dá a faculdade de se tornar invisível. Com esse poder, Giges passa a cometer uma série de delitos: seduz a rainha, mata o soberano, usurpa o poder. O mito desvenda, assim, a propensão humana a praticar atos condenáveis quando há a certeza da invisibilidade. Impossível não pensar nisso diante do mais novo escândalo nacional, envolvendo o governador de Brasília. Repetem-se comportamentos - mudando apenas os nomes e os partidos - e fica evidente que a visibilidade dos atos públicos, a tão decantada transparência, somada a ações exemplares de punição ao mau uso do dinheiro do contribuinte, é o melhor caminho para inibir a corrupção e constranger atos ilegais e imorais. Quando não temos processos consolidados que permitam o acompanhamento e o controle social, a corrupção, que se nutre da doentia obsessão pelo poder em si mesmo, ganha espaço e desenvoltura. Infelizmente, ainda se entende o controle social como algo que atrapalha, empata. Atrapalha o quê e a quem? Seguramente, não a população e o interesse público.
A política se descolou da sociedade e atua movida por suas próprias razões e interesses, o que não leva e nunca levará a atos eticamente aceitáveis, mesmo que muitos deles não estejam tipificados em lei como crimes. Nossa tarefa é a de identificar, na política, onde estão os anéis de Giges e destruí-los.
  
(o texto acima foi escrito pela própria candidata e publicado no Jornal Folha de São Paulo de 15/02/2010)
  
O compromisso
  

Coerente com o que expus acima, eu venho através deste documento, devidamente registrado em cartório, assumir os seguintes compromissos com o Instituto Mãos Limpas Brasil,   CNPJ:  10707679/0001- 07
  

I. Se for eleita Presidente da República:

1. Autorizar o Instituto Mãos Limpas Brasil a fiscalizar, através de seu representante legal todas as contas públicas do Governo Federal.
2. Instalar o Ministério da Fiscalização que terá por função fiscalizar todos os órgãos fiscalizadores do Poder Público, nas esferas federal, estadual e municipal.
3. Instalar em todos os municipios do Brasil Conselhos de Fiscalização constituidos por representantes da sociedade civil.
4. Instalar a Sala do Cidadão em todos os órgãos públicos federais, disponibilizando informações de interesse público de fácil acesso e visibilidade a qualquer cidadão.
5. Enviar para o Congresso Nacional projeto de lei para a implantação do Recall, conferindo aos eleitores o direito de propor a cassação de seus representantes eleitos para qualquer cargo público.

II - Qualquer que seja o resultado da eleição:

1.
Autorizar o Instituto Mãos Limpas Brasil a fiscalizar, através de seu representante legal, todas as contas da campanha eleitoral e a divulgar no site do Instituto (www.maoslimpasbrasil.com.br)  todas as informações coletadas nesta fiscalização.

2. Contribuir de todas as formas possíveis para que o Instituto Mãos Limpas Brasil promova uma campanha nacional permanente com a finalidade de pressionar o Poder Público a adotar as medidas assinaladas nos compromissos por mim assumidos neste documento.

Nome completo da candidata:

Cic:

RG:

2 TESTEMUNHAS: um representante legal do Instituto e outra escolhida pela candidata.
Com firma reconhecida em cartório, mais o registro deste documento em cartório.
O ato de assinatura da carta será fotografado e filmado.

 

Pin It

Logo TAYSAM Web Design 147x29

Selo Google1