IMLB - Instituto Mãos Limpas Brasil

Missão: Ser a Entidade mais ética da História do Brasil

Diretor de Redação

Mtnos Calil

Login

NO BRASIL, precisamos urgentemente de um CHOQUE DE MORALIDADE, nos TRÊS PODERES DA REPÚBLICA, vale a pena tentar, participe do Instituto Mãos Limpas Brasil.

Artigos publicados em outras mídias.

O poder sempre esteve concentrado nas mãos de poucos desde a formação social e política do Brasil. Faoro busca no seu livro “Os donos do Poder – formação do patronato político brasileiro” explicar que o poder sempre foi exercido por meio do que é chamado de “estamento burocrático”, revelando a contradição entre o processo de modernização do país, cujas bases são instituições “anacrônicas” e comandadas por um “estamento burocrático”. Este se fundamenta num sistema patrimonial do capitalismo politicamente orientado, que nem mesmo a pressão da ideologia liberal e democrática conseguiu quebrar, diluir ou desfazer.

Leia mais...

liga da psicologia

A primeira coisa a fazer, para você vencer este medo, é descobrir que tipo de medo é. Para ajudá-lo (a) nesta descoberta localizamos na internet brasileira o depoimento de 14 pessoas respondendo a esta pergunta:  Por que todo mundo tem medo de psicólogo? Já iniciamos também uma pesquisa na internet dos Estados Unidos que está revelando uma convergência muito interessante com os dados coletados no Brasil. Numa das pesquisas nos EUA, alguém fala das dificuldades que está enfrentando e recebe dicas muito interessantes de 6 pessoas (v. no fim desta matéria).

Leia mais...

 alt

“Lembro-me do primeiro Lula, lá por 1976, sendo apresentado por seu patrão, Paulo Villares, ao Werner Jessen, da Mercedes-Benz, e, de repente, eis que aparece o tal Lula à frente da primeira greve que houve na indústria automobilística durante o regime militar, ele que até então era apenas o amigo do Paulo Villares, seu patrão. Recordo-me de a imprensa cobrir o Lula de elogio, estimulando-o, no momento em que a distensão apenas começava, e de um episódio que é capaz de deixar qualquer um, mesmo os desatentos, com o pé atrás.”

Leia mais...

alt

"Como o amor, a ideologia é cega, mesmo que os indivíduos enredados nela não o sejam."  - Zizek

“É assim que a ideologia funciona hoje: ninguém leva a sério a democracia ou a justiça, todos temos consciência de sua natureza corrupta, mas participamos delas, exibimos nossa crença nelas, porque supomos que funcionam mesmo quando não acreditamos nelas. - Zizek

           Notas introdutórias da Redação.

O texto de Slavoj Zizek aqui apresentado corresponde a um capitulo de seu livro, “Primeiro como tragédia, segundo como farsa”. Slavoj Zizek, filósofo eslavo, é um dos  intelectuais mais controvertidos de nossos dias e chegou a ser qualificado de “filósofo pop star” por John Gray, este um consagrado filósofo inglês. Entretanto por mais polêmicos ou até mesmo fantasiosos que chegam a ser alguns dos muitos textos escritos por Zizek, nós localizamos na obra citada, uma análise da crise de 2008 que em grande parte tem um conteúdo pouco ou nada ideológico.

 

Leia mais...

      A soldado americana Jennie no Iraque em 2006 

alt

- Sou contra: Isso é um absurdo.Mulheres na policia, mulheres no exército, mulheres dirigindo caminhões, aviões, dando tiro...

- Sou a favor: Deixa de preconceito, cara! As mulheres devem ter sim os mesmos direitos dos homens.

- Sou contra: Querem acabar com a feminilidade das mulheres.

- Sou a favor: Outro preconceito. As mulheres também têm o direito de escolher sua sexualidade.

 

 

Leia mais...

PLASTICA-01-IE-2318.jpg

O formato do rosto torna-se oval e os olhos ficam maiores e arredondados

“A Coreia do Sul ocupa o primeiro lugar em suicídios na OCDE. (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).  Suicídios de cantores, modelos, atores adorados, atletas, herdeiras milionárias e outras figuras tornaram-se quase uma rotina no país”

Leia mais...

Nota da Ideologia Zero

Para a nossa surpresa o ilustre economista Bresser Pereira faz uma grandiloquente apologia do nacionalismo se posicionando de forma radicalmente antagônica à Ideologia Zero, que busca idéias e estratégias cientificas para todos os problemas humanos que a politica, a economia e as ditas "ciências sociais" até agora não conseguiram equacionar. Essa defesa da ideologia nacionalista foi tão flagrante, que não teremos muita dificuldade para desconstrui-la e demonstrar que o desenvolvimento humano implica, ao contrário do que propõe o consagrado economista, o abandono de todas as ideologias! Por ora sugerimos que o prezado leitor entre em contato com este texto de Bresser Pereira. Em breve apresentaremos a nossa desconstrução deste amor ideológico pelo nacionalismo. 

Leia mais...

Nota da redação  

Não é o “capitalismo”em si que está conduzindo a humanidade para a beira do abismo e sim os psicopatas que estão no poder. Se eles fossem normais poderiam estabelecer algum controle sobre a ganância selvagem. Morto o comunismo, só resta à humanidade civilizar o capitalismo.                                                                           alt

Leia mais...

Logo TAYSAM Web Design 147x29

Selo Google1