IMLB - Instituto Mãos Limpas Brasil

Missão: Ser a Entidade mais ética da História do Brasil

Diretor de Redação

Mtnos Calil

Login

NO BRASIL, um motorista do Senado, ganha mais para dirigir um automóvel, do que um Oficial da Marinha, para comandar uma fragata!

 

Michel Temer é recebido com protesto em frente a hotel em Portugal

 

Joana Berwanger*, no Sul21, em 10/01/2017


  

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

 Manifestantes protestam em frente ao hotel em que Temer está hospedado em Lisboa. A polícia portuguesa reforçou a segurança. -  Fotos Joana Berwanger/Sul21

 

O presidente Michel Temer foi recebido por manifestantes na manhã desta terça-feira (10) quando se deslocava de seu hotel para o velório do ex-presidente português, Mário Soares, em Lisboa.

 

Cerca de 20 manifestantes do Coletivo Andorinha, da Frente Democrática Brasileira de Lisboa, se posicionaram em frente ao Hotel Ritz por volta das 9 horas da manhã (horário local), segurando cartazes com dizeres “Fora Temer” e “golpista” e gritando palavras de ordem.

 

Durante o ato, os manifestantes gritaram “em Portugal e no Brasil, sempre em defesa dos valores de Abril”, uma alusão à Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, movimento social que deu origem à restauração da democracia, o fim da ditadura militar de cinco décadas no país europeu e, posteriormente, a adoção de uma Constituição com orientação socialista.

 

Temer viajou no final da tarde de segunda-feira (9) acompanhado do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes.

 

Além de Mendes, a comitiva brasileira conta com a participação do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha e do ex-presidente, José Sarney.

 

O presidente disse, nesta manhã, que o objetivo da viagem, além de prestar condolências pela morte de Soares, é estreitar os laços entre seu governo e Portugal.

 

“Mário Soares intensificou enormemente as relações com nosso país, tanto que fez amizade com presidentes do nosso país, como Sarney e Fernando Henrique Cardoso, de quem era grande amigo e com quem chegou até a publicar um livro de diálogos. O nosso gesto serve para reforçar as ligações entre Portugal e Brasil, enaltecida pela figura do grande português Mário Soares”, disse.

 

O corpo de Soares, atualmente no Mosteiro dos Jerônimos, onde é velado, será conduzido em um cortejo fúnebre, a partir das 13h (horário local), que passará por pontos da cidade de Lisboa que fizeram parte de sua vida, como a sede do Partido Socialista, do qual foi co-fundador.

 

O enterro está previsto para começar por volta das 15h (horário local), no Cemitério dos Prazeres, restrito aos familiares.

 

A decisão de Temer de participar do funeral ocorreu no último domingo (8).

 

A viagem a Portugal levantou uma série de críticas na imprensa brasileira após a ausência do peemedebista nas cidades onde aconteceram três chacinas em presídios.

 

Após a cerimônia fúnebre de Mário Soares, Temer deverá voltar diretamente ao Brasil.

 

10 de janeiro de 2017

 

Pin It

Logo TAYSAM Web Design 147x29

Selo Google1