Instituto Mãos Limpas Brasil

Missão: Ser a Entidade mais ética da História do Brasil

Diretor de Redação

Mtnos Calil

Login

"Antigamente os cartazes nas ruas com rostos de criminosos oferecia recompensas, hoje em dia pede votos...
E o pior é que o BRASILEIRO dá...

Leia a carta da Marina e participe desta pesquisa:
 
1. Qual será, na sua opinião a atitude que a Marina vai tomar em relação a esta carta?
  
a) Ela nem tomará conhecimento da carta

b) Ela condicionará a sua assinatura a mudanças por ela sugeridas no texto

c) Ela assinará a carta nos termos em que está redigida.

 2. Por que, na sua opinião ela tomará esta atitude?

cid_EE8F524286C7401F8601462128EF2187homebdaf6eec9f
A justificativa
  

EM "A REPÚBLICA", Platão conta o mito do camponês Giges que, certo dia, pastoreando suas ovelhas, encontra uma cratera aberta por violenta tempestade. Lá, ele descobre o cadáver de um homem, com um anel no dedo. Pega o anel e o coloca no próprio dedo. E, para sua surpresa, percebe que a joia lhe dá a faculdade de se tornar invisível. Com esse poder, Giges passa a cometer uma série de delitos: seduz a rainha, mata o soberano, usurpa o poder. O mito desvenda, assim, a propensão humana a praticar atos condenáveis quando há a certeza da invisibilidade. Impossível não pensar nisso diante do mais novo escândalo nacional, envolvendo o governador de Brasília. Repetem-se comportamentos - mudando apenas os nomes e os partidos - e fica evidente que a visibilidade dos atos públicos, a tão decantada transparência, somada a ações exemplares de punição ao mau uso do dinheiro do contribuinte, é o melhor caminho para inibir a corrupção e constranger atos ilegais e imorais. Quando não temos processos consolidados que permitam o acompanhamento e o controle social, a corrupção, que se nutre da doentia obsessão pelo poder em si mesmo, ganha espaço e desenvoltura. Infelizmente, ainda se entende o controle social como algo que atrapalha, empata. Atrapalha o quê e a quem? Seguramente, não a população e o interesse público.
A política se descolou da sociedade e atua movida por suas próprias razões e interesses, o que não leva e nunca levará a atos eticamente aceitáveis, mesmo que muitos deles não estejam tipificados em lei como crimes. Nossa tarefa é a de identificar, na política, onde estão os anéis de Giges e destruí-los.
  
(o texto acima foi escrito pela própria candidata e publicado no Jornal Folha de São Paulo de 15/02/2010)
  
O compromisso
  

Coerente com o que expus acima, eu venho através deste documento, devidamente registrado em cartório, assumir os seguintes compromissos com o Instituto Mãos Limpas Brasil,   CNPJ:  10707679/0001- 07
  

I. Se for eleita Presidente da República:

1. Autorizar o Instituto Mãos Limpas Brasil a fiscalizar, através de seu representante legal todas as contas públicas do Governo Federal.
2. Instalar o Ministério da Fiscalização que terá por função fiscalizar todos os órgãos fiscalizadores do Poder Público, nas esferas federal, estadual e municipal.
3. Instalar em todos os municipios do Brasil Conselhos de Fiscalização constituidos por representantes da sociedade civil.
4. Instalar a Sala do Cidadão em todos os órgãos públicos federais, disponibilizando informações de interesse público de fácil acesso e visibilidade a qualquer cidadão.
5. Enviar para o Congresso Nacional projeto de lei para a implantação do Recall, conferindo aos eleitores o direito de propor a cassação de seus representantes eleitos para qualquer cargo público.

II - Qualquer que seja o resultado da eleição:

1.
Autorizar o Instituto Mãos Limpas Brasil a fiscalizar, através de seu representante legal, todas as contas da campanha eleitoral e a divulgar no site do Instituto (www.maoslimpasbrasil.com.br)  todas as informações coletadas nesta fiscalização.

2. Contribuir de todas as formas possíveis para que o Instituto Mãos Limpas Brasil promova uma campanha nacional permanente com a finalidade de pressionar o Poder Público a adotar as medidas assinaladas nos compromissos por mim assumidos neste documento.

Nome completo da candidata:

Cic:

RG:

2 TESTEMUNHAS: um representante legal do Instituto e outra escolhida pela candidata.
Com firma reconhecida em cartório, mais o registro deste documento em cartório.
O ato de assinatura da carta será fotografado e filmado.

 

Pin It

Logo TAYSAM Web Design 147x29