Instituto Mãos Limpas Brasil

Missão: Ser a Entidade mais ética da História do Brasil

Diretor de Redação

Mtnos Calil

Login

"Antigamente os cartazes nas ruas com rostos de criminosos oferecia recompensas, hoje em dia pede votos...
E o pior é que o BRASILEIRO dá...

 

As peças estão praticamente intactas. Dá para ver detalhes e adornos jamais encontrados em navios da mesma época!

 

O Mar Negro foi uma das grandes rotas marítimas da antiguidade e, portanto, um cemitério aquático de muitos navios. Porém, ninguém havia visto esses naufrágios até agora. Uma expedição internacional, organizada pela Universidade de Southampton, na Inglaterra, que investigava processos ocorridos por causa da mudança climática, descobriu acidentalmente 41 desses barcos afundados.

 

São embarcações que datam de 800 d.C. do Império Bizantino, navios de sultões e de comerciantes otomanos, navegantes venezianos e todos os tipos de barcos que passaram pelo Mar Negro entre os séculos IX e XVIII, sendo o mais recente de 1800.

O que surpreendeu os pesquisadores foi o incrível estado de conservação dos navios: era possível ver as marcas do cinzel, os rolos de corda e a decoração da madeira. Nunca antes se teve acesso a esse nível de detalhe em embarcações tão antigas.

 

Isso se deve às condições únicas da composição química das águas do Mar Negro: sua camada superior recebe oxigênio dos grandes rios europeus que desembocam nele. Mas, abaixo de 159 metros, há uma condição de anoxia, ou seja, de falta de oxigênio, que impossibilita a vida e também a oxidação da matéria. 

 

O professor Jon Adams, fundador do Centro de Arqueologia Marítima da Universidade de Southampton, e que viajava no navio científico Stril Explorer, afirmou que as imagens capturadas com a última tecnologia de gravação 3D para estruturas submersas são únicas na história e permitiram a obtenção de modelos digitais completos, que podem ser manipulados e estudados como nunca antes. 

 

Os barcos foram encontrados dispersos em uma área de 2.000 km², mas somente uma parte foi analisada. É provável que haja muito mais navios a descobrir. 

 

 

Pin It

Logo TAYSAM Web Design 147x29